E m 2019, a Adobe declarou: não existe futuro a menos que os valores humanos estejam no centro do negócio. A forma com que enxergamos, escutamos e nos conectamos com o outro precisa mudar, para que possamos construir um mundo mais pacifico e colaborativo. O elo que liga toda a sociedade se chama empatia, ela é uma força que transforma o mundo em que vivemos, no mundo em que queremos viver.

Mas o que significa empatia? De maneira resumida, é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de enxergar o mundo sobre a perspectiva do outro e compartilhar dos seus sentimentos. Ou seja, aquela lição que aprendemos desde criança “faça aos outros o que faria consigo mesmo” não está mais valendo, pois o outro pode ter gostos completamente diferente do seu e sua ação pode não agradar o próximo.

Somos levados a acreditar que somos seres egoístas, mas a neurociência comprovou que somos seres empáticos por natureza. Sabe quando o bebê imita os sons do ambiente? Isso é possível pois possuímos um sistema de neurônios espelho, sua função é reproduzir no nosso próprio cérebro qualquer coisa que vemos no outro, pode ser uma ação um sentimento, ou uma emoção. É por isso que choramos com filmes tristes ou sentimos o que o outro sente. Mas você pode achar que o outro não tem mais chances de mudar suas ações, mas a empatia pode ser treinada.

Mas você pode achar que essa competência não irá te levar a voos mais altos, e é aí que você se engana. Hoje a empatia é uma das principais competências para as lideranças do futuro, pois ela nos ajuda a desenvolver outras características importantes, como criatividade e inovações, pois quando olhamos para um problema e o enxergamos sobre olhares diferentes, as chances de achar uma solução efetiva é muito maior.

A mudança começa dentro de cada um de nós, mas isso não basta, não mudamos nossos ambientes olhando apenas para dentro. Para criarmos um mundo ou uma empresa em que queremos viver, a gente precisa olhar para o outro também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *