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Devolutiva – Pesquisa de Clima 2023

Gostaria de agradecer a todos que responderam a Pesquisa de Clima em 2023, e pedir desculpas pela demora na resposta. Redigimos 3 respostas diferentes, para as 3 grandes áreas da empresa: Administrativo, Lojas e Operações.


De forma geral, a ideia é passar pelos principais pontos abordados na Pesquisa, e dizer que existe uma vontade genuína de fazer da Abra uma empresa melhor para seus clientes e colaboradores. Entendemos também que precisamos equilibrar uma série de fatores, e existe uma preocupação constante de manter a empresa, que já existe há quase 40 anos, saudável por mais 40 anos.


Com relação ao Desenvolvimento Profissional, fizemos algumas mudanças no decorrer dos últimos anos promovendo talentos criados na Abra para cargos de lideranças. É muito positivo para nós ver um colaborador se destacando e com vontade de crescer. Também é importante reforçar que antes do resultado numérico, não existe crescimento sem alinhamento em torno dos nossos valores de Respeito, Trabalho em Equipe e Integridade. Justamente por essa noção de valores e cultura forte, nos orgulhamos de ter incluído em nossos processos seletivos ex-colaboradores queridos e capacitados que se destacaram na Abra. Essa relação de parceria é algo que vem agregando bastante e mostra como nossas as relações transcendem o ambiente profissional.


Uma das conquistas de 2023 para a área de Lojas foi a diminuição significativa do Turnover Voluntário. Esse KPI nos diz o percentual de colaboradores que optaram por sair da empresa por vontade própria. Comparando 2023 com 2022, conseguimos reduzir em mais de 40% esse índice, chegando a 0,4% de Turnover Voluntário no ano (em 2022 fechamos com 0,7%). A diminuição do turnover era um dos nossos objetivos, pois sabemos do alto custo de tempo e treinamento para um vendedor novo chegar no nível dos seus pares.

A Empresa também buscou manter a equipe motivada, principalmente em momentos de oscilação de algumas lojas. Criamos premiações diferenciadas, destacamos os melhores colaboradores do ano, e de forma geral buscamos estar mais próximos das equipes. Também nos organizamos para uma escala de trabalho mais equilibrada, e buscamos dar abertura para ouvir todas as dores e sugestões para o crescimento da Marca. Acreditamos que essa troca vem sendo leve e positiva.


Em termos de Benefícios, a maior solicitação dos colaboradores é o Vale Refeição há algum tempo. Nós entendemos a importância do benefício, e preferimos ser transparentes do que trazer uma resposta ilusória. Tivemos um ano de 2023 complicado, com a saída de pessoas queridas, diminuição de equipes, e vimos de alguns anos para cá um movimento complicado no varejo com empresas importantes passando dificuldades. Trabalhamos de forma conservadora financeiramente para garantir que possamos cumprir todos os nossos acordos, e seria imprudente assumir um compromisso desse tamanho.


A parte de Treinamentos na Pesquisa também foi bem comentada por vocês, e estamos tentando seguir com um novo plano. Depois de uma série de encontros com o consultor Altamir, com foco nas técnicas de vendas, a ideia agora é priorizar treinamentos que promovam a experiência do cliente nas nossas Lojas. Já fizemos contato com alguns parceiros e esperamos ter algo mais concreto em breve.


Sobre as Condições de Trabalho, a empresa não atendeu vocês de forma satisfatória no que diz respeito aos envios de uniformes. Deixamos funcionários novos usando sua própria roupa por algum tempo, e não trocamos uniformes que já estavam fora de condição de uso. Pedimos desculpas pelo ocorrido. Isso não pode acontecer em uma empresa que preza pela excelência. Criamos uma nova programação para esse ressuprimento e esperamos colocar um ponto final nessa questão em 2024.

No quesito Comunicação, vimos como precisamos melhorar em todas as áreas. Precisamos manter o grupo mais informado sobre os caminhos que estamos seguindo. Busco compartilhar por email e WhatsApp sobre a evolução de alguns projetos, e a ideia é aumentar a frequência dessa comunicação. Entendemos que esse ponto é fundamental para estarmos alinhados e no mesmo “barco”, de forma mais ampla.

Quando aprofundamos na Comunicação Interna, vale reforçar que todas as mensagens inseridas na urna ou enviadas para o nosso canal de ouvidoria são lidas pela Diretoria. Em diversos casos seguimos pontualmente com algumas resoluções, mas questões mais complexas demandam mais tempo. Importante garantir a confidencialidade dessas mensagens e da Pesquisa de Clima, e que todos podem se sentir seguros de expor suas ideias.
Na parte de Comunicação com Outras Equipes, vimos que precisamos romper com a barreira física que divide as 3 grandes áreas: Administrativo, Lojas e Operações. A Abra é única e percebemos pela Pesquisa como as equipes precisam trocar melhor. Essa troca, diversas vezes, é feita de forma exagerada por email, e demandas que poderiam ser resolvidas com uma ligação ou mensagem no WhatsApp, podem se prolongar por conta de trocas de emails longas. Em diversos casos, é o nosso cliente que está esperando. O email também traz uma noção de que “fizemos a nossa parte”, “jogando o problema para o outro lado”. Não tem lado dentro da empresa, mas um cliente (interno ou externo) esperando.

Especificamente sobre Lojas, procuramos trazer as equipes para dentro dos processos realizados pela retaguarda, trazendo mais autonomia na tratativa com nossos clientes e visibilidade sobre o que ocorre internamente. Todas essas mudanças direcionam a empresa para dar uma experiência cada vez melhor para o cliente. Estamos em um mercado extremamente sustentado pela divulgação boca-a-boca, e poder garantir que o cliente irá receber um bom atendimento é o combustível principal para potencializar essa forma de divulgação e retorno para todos nós.

É uma satisfação grande e verdadeira caminhar com vocês na direção de uma Abra mais forte para todos nós. Sabemos que temos muito a melhorar, e sem o trabalho em equipe, isso seria impossível.

Muito obrigado.

Pedro Libman

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