Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra, e essa data foi escolhida, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi este personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Indo de encontro com a proposta dessa data, escolhemos dois vídeos, um de 2 minutos que fala da desigualdade racial negra no Brasil, e outro sendo depoimento do Lázaro Ramos, onde o ator fala sobre sua trajetória, racismo, ser um artista de destaque no país e as tensões do lugar que ocupa.
2 minutos para entender – Desigualdade Racial no Brasil
‘Na minha pele’: entrevista com Lázaro Ramos
Faça um comentário