A campanha Janeiro Branco tem o objetivo de prevenir o adoecimento emocional. Ou seja, ela se dedica a mostrar para a sociedade que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos e que suas vidas, necessariamente, são formadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais. Sendo assim, é indispensável que a subjetividade humana (que são características e comportamentos específicos de cada ser) tenha lugar de destaque em nossa cultura e em nosso cotidiano.
Saúde mental é o equilíbrio entre os nossos sentimentos/pensamentos e as exigências/ experiências do mundo a nossa volta. Buscar estar, verdadeiramente, bem consigo mesmo e com os outros, é saber lidar com o que é bom e ruim, com as conquistas e frustrações. Se perceber que não está conseguindo conviver com os sentimentos e situações do dia a dia, é importante entender os próprios limites e buscar ajuda, sem medo.
Atualmente, a depressão e a ansiedade são os transtornos mentais que mais atingem a população. Outros transtornos são: pânico, esquizofrenia, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), bipolaridade, transtornos alimentares, e etc.
Breve descrição dos transtornos mentais mais comuns:
– Depressão: é uma tristeza e desânimo intenso e de longa duração, diferente das tristezas e desânimos do dia a dia, que logo passam. Na depressão, o indivíduo passa mais de duas semanas seguidas em sofrimento, caminhando para um estado de profundo vazio.
– Ansiedade: os sintomas de ansiedade são comuns em todos nós, mas ela começa a se tornar de fato um transtorno quando esses sintomas começam a atrapalhar as nossas atividades. Esse transtorno compartilha características de medo, ansiedade excessiva e perturbações comportamentais.
Ter algum desequilíbrio em nossa saúde mental não nos faz inferiores. Da mesma forma que, rapidamente, procuramos um médico quando temos algum problema em nosso corpo, devemos procurar ajuda quando percebemos algum desequilíbrio em nossa mente.
Pensando na saúde dos nossos colaboradores, contamos com a parceria do Bio Desenvolvimento Humano, um espaço com profissionais capacitados que oferece atendimento psicológico de qualidade com valores acessíveis. Além disso, temos na nossa equipe de RH temos a psicóloga Ariane Fonseca que está sempre disponível para dar auxílio e suporte em todos os momentos.
Se observe com mais atenção e carinho e, se perceber que está passando por algum sofrimento, não tenha medo de conversar com as pessoas mais próximas e a buscar, o quanto antes, ajuda profissional de um psicólogo, psiquiatra ou neurologista.
Por Ariane Fonseca31
Faça um comentário