O filho do Holocausto Memórias (1941 a 1958)

Descrição


O violinista, compositor, filósofo e escritor Jorge Mautner não vivenciou os horrores da Segunda Guerra Mundial na Europa, mas como filho de pai judeu e mãe católica, ambos vienenses, ele tem muito para contar por que se considera um filho do Holocausto.

Em 1939 seus pais fugiram da Áustria, e permaneceram um período na Itália fascista, acolhidos pelo Vaticano, depois foram para Portugal e finalmente para o Brasil, a bordo do famoso navio Serpa Pinto. Deixaram uma filha de 12 anos na Inglaterra, com parentes, mas a mãe, viajou grávida de Henrique George Mautner que veio a nascer no Rio de Janeiro em 17 de janeiro de 1941.

A partir deste prólogo, o leitor terá a sensação de estar diante de um álbum de fotografias, cujas imagens se transformam em movimento e descrevem, o Rio das décadas de 1940 e 1950 e depois a capital São Paulo dos anos 50 em diante. O narrador é Jorge Mautner e os personagens em torno do memorialista, transbordam de afeto, cultura, inteligência, liberalismo e solidariedade. Ingredientes fundamentais na sua formação. São eles: o pai, a mãe, o padrasto, a babá sacerdotista do candomblé e os inúmeros amigos que Jorge Mautner vêm conquistando desde quando nasceu em terras cariocas, como um filho do Holocausto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*