Páscoa Abra Cadabra

Neste ano, a Páscoa será comemorada no dia 1 de abril. Para muitos, é a comemoração de um feriadão combinado com deliciosos chocolates. Para outros, um período de reflexão ligado a fatos ou eventos religiosos. A verdade é que a Páscoa possui uma forte tradição judaico-cristã, combinada a elementos de comemorações pagãs de culturas muito antigas, como o caso da figura do coelhinho e dos ovos de páscoa.

Vamos aproveitar a data para conhecer suas origens históricas?

Coelho bota ovo?

Não, como a maioria dos mamíferos, os coelhos não botam ovos. A tradição de presentear pessoas com ovos na Páscoa surgiu através do fato de serem símbolos de vida e de renascimento. A tradição é antiga, pelo menos três mil anos antes de Cristo, mas naquela época, não eram ovos de chocolate, e sim ovos de galinha pintados à mão.

Quando surgiu o costume da troca de ovos de páscoa?

O costume de se trocar ovos na Páscoa começou nos primórdios da tradição da data. Porém, a substituição dos ovos de verdade pelos de chocolate teve início na Alemanha, no século 19.

E os coelhos?

A tradição dos coelhos e do Coelhinho da Páscoa surge após essas mudanças. Ela aparece pois o coelho é o símbolo de vida e da fertilidade, além de ser um dos primeiros animais a aparecer após um inverno rigoroso.

3 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*